A equação que se faz para alcançar um negócio resiliente, longevo e com boa reputação não é fácil e nem sempre é a mesma para todas as empresas. Mas, ao que tudo indica, há um fator comum entre as que alcançam o sucesso: o nível de maturidade da gestão da sua cadeia de Suprimentos.
Uma das variáveis que compõem a maturidade empresarial é uma boa gestão de processos e parceiros comerciais, fazendo com que o negócio tenha um desempenho mais competitivo no mercado.
Mas afinal o que é essa maturidade da gestão da cadeia de Suprimentos? E como ela está relacionada com a homologação dos seus fornecedores?
Conceito
Se analisarmos o significado das palavras chegamos a um conceito literal e similar do que o mundo corporativo utiliza. Maturidade significa chegar a um estágio avançado de desenvolvimento, adquirir condição de plenitude.
Um negócio maduro, portanto, é aquele que tem políticas, regras e estratégias bem estabelecidas, respeitadas e cultivadas.
Um sinal da maturidade da gestão da cadeia de suprimentos em uma empresa é, ao conversar com um fornecedor ou parceiro comercial, entender se todos conhecem os processos que regem as relações comerciais entre eles e a empresa, para entender se todos falam a mesma língua, mesmo que por vezes, os “idiomas” sejam distintos.
Um bom ponto de partida é fazer um diagnóstico da maturidade do processo de homologação de fornecedores. Uma análise ou diagnóstico detalhado podem colaborar para medir o estágio de maturidade e a partir daí reprogramar as rotas.
Diagnóstico
Um trabalho de diagnóstico da maturidade do processo de homologação de fornecedores contempla todas as etapas do processo, suas oportunidades de melhorias e pontos fortes. Listamos abaixo alguns pontos fundamentais analisados:
- Vendor List
- Tecnologia
- Duração
- Metodologia
- Visibilidade
- Compliance
Com o diagnóstico é possível ter uma visão ampla das atividades que percorrem o processo, assim como também a sequência, duração e criticidade de cada uma. O resultado é a conquista de um nível de compreensão bem mais aprofundado dos riscos envolvidos e dos procedimentos necessários.
Mas não para por aí. Já que o diagnóstico traz clareza para a identificação das atividades que exigem mais foco, também permitirá adotar melhorias no processo de homologação de fornecedores e seu monitoramento contínuo, diminuindo significativamente a probabilidade de ruptura na cadeia de suprimentos, devido à gestão do fornecedor.
Olho no futuro
E por falar em futuro, o planejamento é peça importante para o alcance e manutenção de um grau elevado de maturidade empresarial. Um negócio é considerado imaturo quando ele é apenas reativo e não antecipa possíveis riscos, nem consegue prever ganhos ou pontos de melhoria.
Uma gestão com planejamento estratégico permite que as equipes trabalhem o hoje com um pé no amanhã. Mais do que gerir, uma empresa com processos bem planejados e implantados, tem em si um diferencial de mercado em que tudo que é realizado tem grandes chances de torná-la mais competitiva, sem sofrer sacrifícios.
Maturidade está diretamente relacionada à independência e uma empresa madura, consequentemente, têm processos autônomos e independentes. Isso significa adotar um novo paradigma para os processos que envolvam a gestão de fornecedores, através de soluções que priorizem inovação, agilidade, segurança, inteligência e performance.
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A plataforma G-Certifica foi desenvolvida por ex-executivos de Compras pela necessidade de se ter no mercado uma solução digital para os processos de cadastro, homologação e gestão de risco de fornecedores na cadeia de suprimentos.