Antes de mais nada, o que é Background Check?
De forma geral, background check é um termo em inglês que significa checagem de antecedentes. Ao utilizar dados como CPF ou CNPJ você verifica uma série de informações sobre pessoas físicas ou jurídicas relacionadas a aspectos financeiros, sociais, tributários, de integridade para com base nisso, tomar a melhor decisão.
Assim, ao ter clareza sobre as informações que envolvem um parceiro de negócio a empresa contratante não tem surpresas no futuro, tampouco tem sua reputação colocada em risco devido a alguma prática ilegal por parte do contratado.
E como podemos definir Employment Background Check?
O termo Employment Background Check refere-se à identificação de antecedentes e históricos de um candidato a colaborador em potencial. Geralmente aplicadas em processos seletivos são amplamente utilizadas por times de RH que buscam reduzir riscos e ter contratações mais acertadas para determinados cargos dentro da organização.
Assim, garante a segurança a segurança da empresa, bem como a adequação ao candidato à cultura e aos valores da organização.
O processo Background Check para colaboradores é legal no Brasil, mas deve estar em conformidade com as leis trabalhistas e regulamentos de privacidade, como LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), a fim de evitar consequências legais ou sanções.
Employment background check: quais os benefícios para os times de RH e Compliance?
Incluir práticas de background check ao realizar contratação de colaboradores, especialmente para posições estratégicas proporciona amplos benefícios para os times de RH entre eles:
1. Redução de Riscos
Especialmente em posições sensíveis ou até mesmo que lidam com informações confidenciais, a avaliação dos candidatos em potencial contribui e muito para redução de riscos.
Afinal, ao investigar o histórico do candidato que a empresa pode identificar potenciais problemas que possam comprometer a integridade do ambiente de trabalho e também a reputação da marca.
Como exemplo, um candidato envolvido em fraudes financeiras pode representar um certo para cargos no setor contábil.
2. Segurança Operacional
Práticas de Employment Background Check são importantes para confirmar a veracidade das informações fornecidas pelos candidatos, incluindo histórico educacional, certificações, etc.
Por exemplo, nas áreas de saúde,é imprescindível validar se médicos e enfermeiros tenham registros profissionais válidos e não estejam envolvidos em processos éticos ou até mesmo histórico de negligência.
Ao verificar de forma estruturada que profissionais possuem realmente a qualificação adequada e um histórico compatível, a empresa minimiza riscos de acidentes ao mesmo tempo que preserva a reputação da marca.
3. Redução de perdas financeiras e rotatividade
Verificar previamente informações relacionadas aos candidatos ajuda a reduzir turnover por conta de questões éticas, assim como os custos de novos processos seletivos e treinamentos.
Imagine se um banco contrata um gerente de contas, antes de realizar uma verificação aprofundada das suas informações e históricos e após alguns meses descobre que este já esteve envolvido em fraudes em empregos anteriores. Não somente o impacto financeiro seria significativo, mas a própria confiança dos clientes na instituição estaria comprometida.
4. Prevenção de Litígios
Com um background check é possível verificar se as informações fornecidas pelo candidato são verídicas e consistentes e evita problemas baseados em falsificação de diplomas, experiência profissional falsa ou qualificações inadequadas.
Isso não só garante que a empresa contrate alguém realmente qualificado para a função, mas também minimiza o risco de futuros litígios trabalhistas.
Quais informações são verificadas em um processo de Employment Background Check?
Em um processo seletivo, algumas informações são cruciais para eficácia em um employment background check, entre eles:
- Verificação de antecedentes criminais: Relata o histórico criminal de um candidato, podendo incluir contravenções e registros de prisão e acusações criminais pendentes. Vale ressaltar que neste caso, só é válida quando a atividade a ser exercida justificar o pedido, segundo o Tribunal Superior do Trabalho.
- Verificação de histórico profissional: Informações sobre empregos anteriores do candidato
- Registros civis: histórico de processos judiciais, como ações civis, sentenças, penhoras ou outros registros.
- Histórico de crédito: Consulta do histórico financeiro do candidato, incluindo pagamentos, falências e contas em cobrança. Ideal para algumas funções específicas como as que envolvem ativos financeiros.
- Listas restritivas: Inclusão em bases como PEP (Pessoa Exposta Politicamente) e OFAC.
- Histórico trabalhista: Registros de processos e disputas trabalhistas.
- Histórico profissional: Confirmação das informações fornecidas pelo candidato sobre suas experiências de trabalho passadas, incluindo datas de emprego, cargos anteriores e responsabilidades.
Como integrar o employment background check de forma ética no processo seletivo?
Quando falamos em avaliação de dados pessoais de potenciais candidatos, é importante ter um processo estruturado e em conformidade com as boas práticas para evitar contratempos posteriores.
Veja algumas boas práticas para simplificar o seu processo.
- Seja transparente: comunique desde o início do processo seletivo que o background check é uma etapa. Quanto mais transparente, mais aumenta a confiança na empresa.
- Solicite um consentimento formal do candidato e que os dados serão utilizados unicamente para verificar
- Defina critérios específicos. Lembre-se que nem todas as informações são relevantes para todos os cargos. Analise os dados que realmente falam sentido para a vaga. Por exemplo, para cargos que envolvam segurança é crucial verificar antecedentes criminais e histórico de porte de armas (se aplicável). Já para posições financeiras, o histórico de crédito e possíveis pendências financeiras podem ser relevantes.
- Garanta a segurança das informações: Implemente medidas de segurança para proteger os dados coletados contra acesso não autorizado, vazamentos ou uso indevido,armazenando todos os dados de forma segura.
- Adote soluções tecnológicas que facilitam o background check, tornando-o mais rápido e preciso,otimizando o tempo do RH e uma verificação mais abrangente.
- Analise os resultados de forma criteriosa, considerando o contexto e a relevância das informações. Nem sempre um histórico negativo desqualifica um candidato automaticamente.
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Como vimos até aqui, garantir a integridade nas contratações é imprescindível para relações éticas e duradouras. Nossa solução de ID Check automatiza a coleta de dados de pessoas e empresas para otimizar processos de background check a fim de prevenir riscos no seu relacionamento com colaboradores.
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